Página Principal
Ajuda
Músicas
Dicas
Entre em contato conosco...

logo_direita1.jpg (553 bytes)

 

noticias_fio.jpg (720 bytes)

Aprenda a fazer seus arquivos mp3!


Para gerar seus arquivos .mp3, você pode vai precisar de um arquivo fonte, que será codificado para .mp3. O arquivo fonte ou é um CD de audio comum ou é um arquivo wave qualquer. Vamos lhe explicar como fazer mp3 a partir do CD ou do arquivo wave. O mais indicado é utilizar softwares como o EAC (Exact Audio Copy), CDnGO ou Audiograbber. Estes softwares são conhecidos como "rippers" e você pode encontrar informações detalhadas, passo a passo, clicando nos links abaixo.

Utilizando o EAC (Exact Audio Copy), software que copia CDs para o formato MP3 e WAVE, em inglês e gratuito.

Utilizando o CDnGO, software que copia CDs para o formato MP3 e WAVE, porém em português e gratuito.

Utilizando o Audiograbber para passar de CD para MP3 (continue lendo abaixo)

De um CD de audio para um arquivo .mp3 (ripping)

Para gerar um .mp3 a partir de um CD de aúdio, você precisa de um programa (conhecido como ripper ou grabber) que copie a trilha de áudio (música) de um CD para o HD do seu computador, de forma totalmente digital (sem precisar escutar a música enquanto ela é gravada, sem usar o gravador de som do Windows). Este novo arquivo em seu HD poderá ser um arquivo .wav ou .mp3, dependendo o programa (ripper) que você usar. Você deve saber qual o melhor programa para seu drive de CD-ROM, que deve suportar Read Long In Raw Data Mode. Os melhores rippers são o Audiograbber, Audiocatalyst e o WinDAC (ambos convertem direto do CD para mp3), que estão disponíveis para download em nossa página de encoders. Eles são compatíveis com grande parte dos CD-ROM's encontrados no mercado brasileiro e nas novas versões suportam inclusive SCSI. Se você tiver problemas para gerar um .mp3 desta maneira, consulte nossa seção de ajuda.

Com o Audiograbber ou Audiocatalyst:

Estes dois programas possuem interface grafica idêntica, porém usam codecs de compactação diferentes. Veja os passos necessários :

1) Insira um CD de audio normal se seu cd-rom, irão aparecer as músicas do CD listadas como "Track 01", "Track 02" e etc... Se você estiver conectado na internet, por usar a opção CDDB para obter automaticamente os nomes das músicas. Para utilizar este recurso, clique no botão em destaque:

wpe2.jpg (10976 bytes)

2) Selecione as músicas que você deseja copiar clicando no quadrado ao lado do nome da música. Se nem todas as músicas estiverem habilitadas, seu Audiograbber não foi registrado. Para tanto, existem duas opções: ou você registra ou você usa um crack, que você encontra em http://astalavista.box.sk.

3) Em seguida será necessário configurar a qualidade com que você quer que seja gerada sua mp3, para isso, clique no botão MP3 :

wpe3.jpg (10915 bytes)

Surgirá a seguinte tela :

wpe4.jpg (21757 bytes)

Deixe marcada a opção "internal MP3 or WMA Codecs". Para conseguir compactar em 128kb/s, você precisará da versão profissional do codec de compactação de mp3 da Fraunhofer (para o Audiocatalyst isto não é necessário). Para fazer o download do Codec, vá até a Central de Downloads aqui mesmo na Central MP3.

4) Clique em OK e em seguida, certifique-se que a opção "mp3" esteja selecionada, como na figura abaixo :

wpe5.jpg (10553 bytes)

5) Clique no botão "Grab!" e seu arquivo mp3 estará sendo criado no mesmo diretório aonde está instalado o Audiograbber.

Caso você deseje que todas as musicas que você codifica fiquem no mesmo volume, deixa a opção do botão "Norm." selecionada (normalizar a wave).

Com o WinDAC :

Depois de pegar o WinDAC, entre no menu DAC-> Settings -> Wave Format e escolha "Fraunhofer IIS..." e clique em "Configure" para configurar a qualidade do arquivo e como ele será gravado, .wav ou .mp3 como na figura abaixo :

wpe7.jpg (12578 bytes)

Se você não encontrou tal opção, é necessário fazer o download do Codec Fraunhofer. Vá até a Central de Downloads aqui mesmo na Central MP3, faça o download, instale-oe rode novamente o WinDAC.

Configure conforme a figura abaixo :

wpe9.jpg (15244 bytes)

Depois de feito isso, selecione as músicas que você quer copiar e digite F9 ou clique no botão "copy track"

Uma pergunta comum é : "Instalei o WinDAC, ele tem o coded "Fraunhofer IIS..." mas quando tento gerar o arquivo, nada funciona ou o arquivo sai com umiado horrível.Como resolver ?"

Tente, no menu DAC -> Configure Drive -> Copy mudar a opção default Burst-Copy para Sectorsyncronization e se mesmo assim não funcionar, tente Normal.

De um arquivo .wav para um arquivo .mp3

Grave a música em um arquivo .wav (wave), usando softwares adequados para a gravação de arquivos wave. Sugerimos o SoundForge ou o Cool Edit.  Só use esse método se você for gravar do microfone do micro ou da entrada line in da sua placa de som (como uma fita cassete), ou ainda se já tiver um arquivo wave e deseja converte-lo para mp3.

Com o arquivo wave pronto, você pode utilizar o Audiograbber ou o Audiocatalyst.

Audiograbber - Clique no menu FILE, depois em MAKE MP3 e selecione o arquivo wave a ser convertido. Clique em OK e o arquivo será criado. Fácil, não ? :)

Audiocatalyst - Clique no botão MP3, clique no botão Creat an MP3 now (browser), selecione a música e clique em ok.

Clique aqui para ir para a página de player's


copyright © 1998-2001 by Central MP3