Página Principal
Ajuda
Músicas
Dicas
Entre em contato conosco...

logo_direita1.jpg (553 bytes)

 

noticias_fio.jpg (720 bytes)

Analise

 

» MP3Pro ou WMA? Quem é melhor?

Nosso teste possui os seguintes componentes::

Windows Media Encoder V8
Fraunhofer IIS (Radium Codec)
Audio tipo Ruído Rosa gerado pelo Cool Edit
Audio tipo Ruído Branco gerado pelo Cool Edit
RCA MP3Pro Player/Encoder (evalution)
Sound Forge 5.0
Música "Pick up the Pieces" do CD "Burning for Buddy - A Tribute to The Music of Buddy Rich"

» Os resultados...

O primeiro teste que realizamos foi gerando um ruído rosa, tipo de ruído que envolve as faixas de frequencia mais comuns nos sons "naturais", veja o resultado:


Figura 1 - Arquivo Wave Original

Note que no arquivo original (acima), a distribuição é uniforme em todas as faixas de frequencia.


Figura 2 - Arquivo WMA em 64kbps

Acima você pode notar como o som fica com o Windows Media Encoder V.8. Nota-se claramente uma grande distorção a partir dos 12kHz e a partir dos 14kHz a qualidade vai pro espaço de vez. O arquivo final é muito diferente do original, ou seja, nota 0 em fidelidade.


Figura 3 - Arquivo MP3Pro em 64kbps

Acima, a análise do MP3Pro. Nota-se que a partir dos 16kHz (aquelas frequencias que o ser humano dificilmente ouve) há uma grande atenuação do sinal. Nota-se também pequenas distorções

Com o ruído branco, que é uma amostra de som contendo "um pouco de cada frequencia" na mesma proporção:


Figura 4 - Arquivo Wave Original


Figura 5 - Arquivo WMA em 64kbps


Figura 6 - Arquivo MP3Pro em 64kbps

Nota que em ambos os formatos, MP3Pro e WMA há distorções até os 12 kHz, mas no WMA, a partir desses mesmos 12 kHz, as distorções aumentam em muito, o que não acontece com o MP3Pro. E ainda, o WMA apresenta uma atenuação grande a partir dos 15 kHz, faixa que o ser humano ainda percebe e que dá a sensação do efeito "Flanger", uma distorção nos agudos.

Agora, vamos ao teste da música. A "Pick Up The Pieces" foi escolhida por ser considerada "complexa", pois tem bateria com pratos, metais, piano e etc... Além, é claro, de ser bem "gravada". :-) . Vamos ao arquivo original (análise de espectro):


Arquivo Wave Original


Arquivo WMA em 64 kbps


Arquivo MP3Pro em 64kbps.

Cremos que neste caso, nem são necessários comentários adicionais. :-) Desconsiderando o corte das altas frequencias, que é um dos princípios de quase todas as compactações de audio (WMA, VQF, MP3...), note que o MP3Pro é muito mais fiel que o WMA em relação ao arquivo original. No eixo Y temos as frequencias, no eixo X temos o tempo e no gráfico, quanto mais intenso o vermelho, mais intenso o som.

» CONCLUSÕES

Mesmo faltando os testes MP3Pro x MP3 "normal", o MP3Pro já sai "matando a pau" em relação ao Windows Media, que até então, vencia o MP3 em bitrates baixas, para streaming e etc. Se você ainda não tinha acreditado em nossos testes anteriores, achou que fomos tendenciosos, agora chegou a hora: ESQUEÇA WMA! ;-)

O MP3Pro é superior ao WMA ao MP3 tradicional em 64 kbps...

Mas calma: ainda não é hora de sair correndo e conveter todos os seus mp3 em 128kbps para 64kbps, pois não sabemos aonde chegará o MP3Pro, tendo em vista que é necessária a atualização de uma grande número de soft e hardware. E ainda, a diferença entre MP3Pro em 64kps e MP3 "normal" em 128kbps, existe! Embora muito sutil, é notável. Esperemos antes a liberação para bitrates superiores.

Qualquer dúvida, reclamação ou mesmo colaboração, entre em contato! :)

em 17/06/2001

A opinião dos nossos colunistas e colaboradores não representam
necessariamente a opinião da Central MP3.



copyright © 1998-2001 by Central MP3